A História do Brinquedo
Afinal, quem é que inventou os brinquedos? Qual foi o primeiro brinquedo?
Podemos assumir que desde que existiram crianças, existiram também muitas brincadeiras!
Hoje acredita-se que os primeiros brinquedos de todos tenham sido objetos simples que se encontravam na própria natureza, como pedras, conchas ou pequenos ramos, que as crianças usavam espontaneamente para se divertir nos seus tempos livres.
Com a evolução das sociedades humanas, também os brinquedos passaram por muitas mudanças e desenvolvimentos até chegarem aos que conhecemos agora. Mas todas as sofisticações dos tempos modernos não retiraram a essência dos brinquedos e muitos dos seus traços característicos chegaram aos dias de hoje.
Nos tempos antigos os brinquedos mais poderosos eram já a imaginação e o faz de conta.
Nas civilizações antigas, como na Grécia ou no Egipto, já existiam brinquedos mais trabalhados. Em explorações arqueológicas encontraram-se artigos feitos intencionalmente para serem um brinquedo, como bonecas de tecido, bonecos feitos de argila e até mesmo outros jogos e brinquedos, que foram os percursores de alguns dos que conhecemos hoje, como as damas, o xadrez, a petanca, ou até uma fisga.
Os bonecas são consideradas o brinquedo mais antigo do mundo. E o segundo? Provavelmente um iôiô!
Na Idade Média havia já interesse no fabrico de brinquedos, ainda que totalmente artesanal: Os brinquedos eram feitos à mão e através da utilização de materiais simples, de acordo com o que estava disponível. Veículos simples, piões, bolas feitas de couro ou tecido, jogos de tabuleiro e até mesmo puzzles, brinquedos de madeira como animais ou soldados em miniatura, ou bonecas de pano ou de palha. Estes brinquedos serviam como os primeiros brinquedos educativos, para que as crianças pudessem aprender os costumes e as regras da sociedade da época, mas também para que pudessem desenvolver as suas capacidades através da brincadeira.
Dos brinquedos de antigamente à sofisticação moderna, a evolução dos brinquedos já não parou: Os adultos começaram a levar o brincar mais a sério!
Foi a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX que trouxe tantas inovações à sociedade moderna em diversos setores e que teve também um grande impacto na disponibilidade e na diversidade dos brinquedos. A produção em massa chegou aos brinquedos, popularizando a sua utilização por todas as crianças, tal como os materiais que são hoje mais comuns, como o metal, a madeira e o plástico.
Surgiram os primeiros brinquedos musicais, os primeiros comboios e carros em miniatura, feitos em metal, as bonecas de porcelana. Alguns jogos que ainda jogamos hoje, brinquedos para o banho e para brincar na água, e até os primeiros peluches para os recém-nascidos e mais pequeninos.
A evolução dos brinquedos, sobretudo no século XIX, não refletia só o progresso industrial, mas também a crescente valorização dos momentos de lazer e da infância, como momentos muito essenciais à vida humana, enquanto indivíduos e enquanto sociedade. Os brinquedos tinham o propósito principal de imitar os comportamentos em sociedade e ensinar sobre o mundo adulto, de uma forma divertida.
O Aprender a Brincar esteve foi sempre uma função essencial dos brinquedos. Queriam-se brinquedos educativos que fossem também divertidos (Se não fossem, quem os usaria?)
Já no século XX a evolução não só continuou, mas expandiu-se significativamente: A infância e o desenvolvimento das crianças passou a ser uma prioridade clara na sociedade, e assim também os brinquedos se multiplicaram. O progresso no sistema educativo, nos direitos da criança, o método educativo Montessori, foram todos marcos relevantes na evolução dos brinquedos.
A introdução de brinquedos científicos e eletrónicos foi também um passo revolucionário que nos trouxe as consolas de videojogos (e marcaram toda uma geração), mas não o único: Surgiram também as personagens e marcas mais populares que conhecemos hoje, que tornaram os brinquedos uma moda por todo o mundo: as primeiras Barbies, as primeiras personagens da Disney, os Playmobil e Lego. E já nos anos 80 e 90, quem não recorda de grandes sucessos como o tamagotchi, o diabolo ou o Jenga ?
E hoje?
Existem atualmente organizações, políticas e esforços globais que colocam o desenvolvimento infantil e os brinquedos no topo das prioridades, para garantir o bem-estar e o desenvolvimento das crianças. A diversidade de brinquedos reflete também as diferentes culturas, interesses e necessidades das crianças em todo o mundo. A revolução tecnológica oferece hoje brinquedos impressionantes e experiências cada vez mais envolventes, mas sem perder o foco tradicional nos brinquedos educativos, nos brinquedos para fazer de conta e claro, nas brincadeiras ao ar livre, que são hoje tão ou mais importantes que nos séculos anteriores.
Dos brinquedos para bebés aos robôs e às lanternas projetoras, das formas para encaixar às construções mais complexas, e dos livros de texturas aos jogos para desenvolver temas e conversas, há um brinquedo à espera para divertir e desenvolver qualquer criança (ou adulto!)
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